MITOgrafias

11,00 € + IVA (11,66 €)
Sobre o livro

Arménio Vieira é uma das vozes mais expressivas de Cabo Verde. Figura proeminente da geração de 60, o seu talento literário tem-se afirmado fundamentalmente na poesia embora cultive também a prosa e nesse âmbito tenha escrito já dois romances: O Eleito do Sol (publicado nesta editora) e No Inferno.
Descrendo da velha “poesia utilitária” dos “versos úteis”, dos “poemas transitivos”, a sua poética aposta claramente em “salvar o pensamento” através da “metaforização do discurso“ e demarca-se da escrita regionalista, muito adstrita ao movimento da Claridade, para se situar a um nível mais lato, de cariz universalista. MITOgrafias, que ora se publica pela primeira vez em Portugal, é mais um livro onde está bem vincado um estilo diferente e uma voz muito própria que em 2009 foi distinguida com um dos mais altos galardões literários de língua portuguesa, o Prémio Camões.


Sobre o autor

Arménio Adroaldo Vieira da Silva nasceu na Praia, Ilha de Santiago, a 24 de Janeiro de 1941. A sua sede de saber e a sua postura ideológica cedo o levaram a procurar intervir activamente nos destinos do seu país. Ao tempo em que foi estudante no Liceu Gil Eanes, tornou-se um dos fundadores da página literária Seló, suplemento do Notícias de Cabo Verde, que não passou do segundo número mas marcou profundamente a sua geração. Sem desarmar, continuou a publicar a sua obra em diversas revistas — Vértice, Raízes, Mákua, Alerta, Ponto & Vírgula, Fragmentos e outras publicações —, até se tornar redactor do extinto jornal Voz di Povo. Após ter ganho o 1.º Prémio dos Jogos Florais com o caderno A Noite e a Lira, a sua voz ganhou maior pro-jecção e tornou-se incómoda para o regime de Salazar. Em consequência disso foi preso pela PIDE. Em 1981 é publicado o seu primeiro livro, Poemas. Conquanto seja na poesia que o seu nome mais se impõe distingue-se também na prosa com a publicação dos romances O Eleito do Sol e No Inferno. Em 2009 veio a consagra-ção do seu valor com a atribuição do Prémio Camões.

Comentários

Mensagens populares