Gilgamesh - Versão de Pedro Tamen do texto inglês de N. K. Sandars / 5ª edição



Preço – 12,00 € + IVA (12,72 €)


Sobre o livro

A epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico da Mesopotâmia, sendo uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que na sua origem estejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-herói Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a. C. pelo rei Assurbanipal. Recebeu originalmente o título de Aquele que Viu a Profundeza (Sha naqba īmuru) ou Aquele que se Eleva Sobre Todos os Outros Reis (Shūtur eli sharrī).
A sua história gira em torno da relação entre Gilgamesh e seu companheiro íntimo, Enkidu, um homem selvagem criado pelos deuses, para distrair o primeiro e evitar que ele oprimisse os cidadãos de Uruk. Juntos passam por diversas missões, que acabam por descontentar as divindades. A parte final do épico é centrada na reacção de Gilgamesh à morte de Enkidu, que acaba por tomar a forma de uma busca da imortalidade

Sobre o tradutor

Pedro Mário Alles Tamen nasceu em Lisboa, em 1934, e estudou Direito na Universidade de Lisboa. Entre 1958 e 1975 foi director da (extinta) editora Moraes e depois assumiu o lugar de administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, até 2000. Foi também presidente do P.E.N. Clube Português e membro da direcção e presidente da assembleia geral da Associação Portuguesa de Escrito-res. A sua obra literária inclui diversos livros publicados e alguns dos seus poemas estão traduzidos em mais de uma dezena de línguas. Paralelamente à sua actividade de escritor tem desenvolvido uma intensa actividade de tradutor literário pela qual foi diversas vezes premiado.

Comentários

Mensagens populares