O Futuro da Religião

13 x 20 cm ● 104 Págs. ● PVP 11,66 €
Sobre o livro

Uma religião constitui o sistema de princípios, preceitos, ritos e dogmas por que o homem intenta ilusoriamente fazer falar, tornar audível e até visualizar a Presença. Neste sentido, o futuro da religião é tão eterno quão eterno é o homem. Enquanto a humanidade persistir, a religião persistirá, não por ser verdadeira, mas por dar resposta humana à abertura, à transcendência da Pre-sença íntima sentida pelo homem. Não haverá civilização tecnocientífica capaz de esmagar este sentimento do sagrado e quanto mais uma sociedade for dominada pelo espírito científico e tecnológico mais intensamente nela vibrará a necessidade de um espaço mental dedi-cado às questões do espírito e da religião.
Sente-se o sentimento do sagrado como uma emoção natural presente no íntimo da consciência humana, ainda que culturalmente construída, dando assim origem às diversas religiões. Tal como as restantes emoções básicas, a emoção que projecta no nosso interior a fé, ou a suspeita da existência de um "outro mundo", violador e superador das leis físicas, aqui designado por Presença, ou Presença compaixativa, é igualmente natural e corresponde a uma disposição fisiologicamente inata de resposta a estímulos extraordinários, em situação-limite

Sobre o autor


Miguel Real, investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusó-fonas Europeias da Universidade de Lisboa, publicou, nos anos recentes, Introdução à Cultura Portuguesa (2011), O Pensamento Português Contemporâneo. 1890-2010 (2011), Nova Teoria do Mal (2012), O Romance Português Contemporâneo. 1950-2010 (2012), Nova Teoria da Felicidade (2013), Comentário à "Mensagem" de F. Pessoa (2013) e Nova Teoria do Sebas-tianismo (2014). Recebeu vários prémios de relevo, entre os quais se destacam: Prémio Revelação Ficção da Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Revelação de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Fernando Namora de Literatura; Prémio Ficção Ler/Círculo de Leitores e Prémio Ficção da Sociedade Portuguesa de Autores.

Comentários

Mensagens populares