Agostinho Neto, O Perfil de um Ditador – A História do MPLA em Carne Viva

17 x 24 cm ● 1488 Págs. (848 [I vol.] e 640 [II vol.]) ● PVP 59,36
AGOSTINHO NETO, O PERFIL DE UM DITADOR
A História do MPLA em Carne Viva
Carlos Pacheco

Sobre o livro

Uma obra que nos revela o que foi o regime opressivo do primeiro ditador angolano e do partido MPLA. Longe de ser um grande líder, como querem fazer crer os seus idólatras, Agostinho Neto, sem o estofo de um Gandhi ou de um Mandela, no que estas personalidades tinham de mais luminoso, o culto da justiça e da generosidade, foi na realidade um tirano que governou Angola de forma despótica e sanguinolenta, traindo todos os princípios e valores das lutas pela independência patentes na proclamação de 1975, e mergulhando o país numa guerra fratricida na qual se cometeram os maiores crimes e atrocidades. Por falta dessa grandeza e envergadura não só foi incapaz de evitar o divisionismo como o fomentou, daqui resultando as consequências mais funestas para o povo angolano que ainda hoje chora os seus entes mortos e desaparecidos. Também a verdadeira história do MPLA, partido dominado por Agostinho Neto e os seus acólitos durante o seu consulado, é aqui desvendada pondo a nu todo o cortejo de barbaridades e violações dos direitos humanos que então foram cometidos contra todos os seus opositores que na maioria eram os seus próprios irmãos de raça e tinham lutado pela independência do país. Uma obra perturbante, produto de dez anos de porfiada investigação histórica, que vem pôr fim a um mito e dar a conhecer a realidade desse período trágico da vida angolana e a repercussão que teve em Portugal.

Sobre o autor

Carlos Pacheco, luso-angolano, é historiador e autor de vários estudos publicados sobre os primórdios da luta armada em Angola e sobre o processo pós-colonial; é igualmente autor de trabalhos consagrados à historiografia da sociedade híbrida angolana que se formou na grande plataforma da costa atlântica e cujo apogeu se apagou no 3.º quartel do século XX. As suas obras incluem, entre outras, "José da Silva Maia Ferreira, O Homem e a Sua Época", "MPLA, Um Nascimento Polémico", "Repensar Angola" e "Angola, Um Gigante com Pés de Barro e outras reflexões sobre a África e o mundo".



Comentários

  1. Comecei a ler esta obra. Carlos Pacheco tem um dom natural, sabe contar a historia cativando o leitor, é uma pena que os seus livros estejam presentemente esgotados!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares