O Teatro na Cultura Portuguesa do Século XX


15.5 x 23 cm ● 194 Págs. ● PVP 14,84 €
O Teatro na Cultura Portuguesa do Século XX
Filomena Oliveira e Miguel Real

Sobre o livro
Estudiosos e cultores da arte dramática, os autores Filomena Oliveira e Miguel Real, têm-lhe dedicado muito do seu saber e talento. Autores de várias peças, viram uma delas, Uma Família Portuguesa, distinguida com o Grande Prémio de Teatro da Sociedade Portuguesa de Autores/Teatro Aberto.
O presente ensaio explora as relações entre os textos de teatro e a dinâmica intrínseca à cultura portuguesa, dando como princípio hermenêutico que toda a peça e todo o espectáculo interpelam a realidade conjuntural (social, política, religiosa, cultural) donde tiveram origem, da qual são testemunhas e para a qual, directa ou indirectamente, se destinam. Atravessando dez décadas da história de Portugal, nele vamos encontrar grandes nomes da nossa literatura que ao teatro deram também o seu precioso contributo.

Sobre os autores
Miguel Real, escritor, ensaísta e investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas Europeias da Universidade de Lisboa, publicou, nos anos recentes, Introdução à Cultura Portuguesa (2011), O Pensamento Português Contemporâneo. 1890-2010 (2011), Nova Teoria do Mal (2012), O Romance Português Contemporâneo. 1950-2010 (2012), Nova Teoria da Felicidade (2013), Nova Teoria do Sebastianismo (2014) e O Futuro da Religião (2014). Recebeu vários prémios de relevo, entre os quais se destacam: Prémio Revelação Ficção da APE; Prémio Revelação de Ensaio da APE; Prémio Fernando Namora de Literatura; Prémio Ficção Ler/ /Círculo de Leitores e Prémio Ficção da SPA.
Filomena Oliveira, dramaturga e encenadora, é co-autora com Miguel Real de Uma Família Portuguesa, Grande Prémio de Teatro SPA/Teatro Aberto (2008), Vodka e Cachupa, Menção Honrosa no Prémio de Teatro Bernardo Santareno, 2009 e O Julgamento de Sócrates, Menção Honrosa no Prémio de Teatro Inatel/ /Teatro da Trindade.

Comentários

Mensagens populares