Nau-Sombra – Os Orientes da Poesia Portuguesa do Século XX


Preço - 15,00€ + IVA (15,90 €)
Sobre o livro


Esta antologia corresponde a um trabalho de reunião de textos de poetas portugueses, provenientes de diferentes horizontes estéticos e ideológicos, onde o Oriente figura como um tema textualmente explícito. A obra é introduzida por um prefácio da Prof.ª Doutora Ana Paula Laborinho e por um estudo crítico da autoria dos organizadores. A apresentação de cada um dos poetas seleccionados para este livro – Camilo Pessanha, Alberto Osório de Castro, Ângelo de Lima, António Patrício, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Alfredo Guisado, Luís de Montalvor, Maria Anna Acciaioli Tamagnini, Ruy Cinatti, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Manuel Couto Viana, Eugénio de Andrade, M. S. Lourenço, Casimiro de Brito, António Barahona, Yvette Centeno, António Graça de Abreu, Fátima Maldonado, Fernanda Dias, José Alberto Oliveira, Gil de Carvalho, João Carlos Raposo Nunes, Jorge Sousa Braga, António Cabrita e Miguel-Manso – é ainda acompanhada por uma breve reflexão sobre a presença temática do Oriente no conjunto da sua obra.

Sobre o autor

Catarina Nunes de Almeida (Lisboa, 1982), concluiu em 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, uma Tese de Doutoramento intitulada Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea. Tem três livros de poesia publicados e ensaios dispersos em várias colectâneas e revistas científicas.


 Duarte Drumond Braga (Lisboa, 1981), termina o seu doutoramento em Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também actuou como docente. É investigador do Centro de Estudos Comparatistas e tem trabalhado sobre orientalismo nas literaturas de língua portuguesa, sobretudo na poesia.
Coorganizou o volume Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (2007). Tem poesia dispersa por algumas revistas em papel e em linha.


Comentários

Mensagens populares