O Futuro dos Direitos Humanos

Formato 13 x 20 cm ● 80 Págs. ● PVP 11,66 €

O Futuro dos Direitos Humanos
José Goulão

Sobre o livro

O futuro dos direitos humanos? Negro, negro como o presente se não forem alteradas radicalmente as pers-pectivas e as práticas que actualmente os envolvem. Passando os olhos pelos direitos humanos estabelecidos na Declaração Universal assinada pelos membros da Organização das Nações Unidas, salta aos olhos que todos os direitos humanos, incluindo o mais sagrado, o direito à vida, estão submetidos a um único: o direito à propriedade. Mas não à propriedade elementar: estão submetidos ao direito à grande propriedade, que é o mesmo que dizer aos grandes negócios, à especulação, à evasão fiscal, numa única palavra, ao Mercado.

Neste cenário, todos os direitos humanos, menos esse, o direito à grande propriedade, são agredidos a pretexto da defesa dos direitos humanos. Desta inversão de valores resulta que direitos humanos elementares como o direito à vida, ao salário, ao emprego, à segurança social, ao ensino gratuito, à saúde universal, à circula-ção, à informação, à habitação são vítimas das condições impostas para que o direito à liberdade do Mercado prevaleça. A crise que atinge a União Europeia é a montra mais óbvia dessa situação, mas como a crise se vem transformando em regime, embora o processo esteja a sofrer de sobressaltos, as perspectivas sobre o futuro dos direitos humanos continuam negras.

Sobre o autor

José Goulão nasceu em 1950 em Castelo Branco. É escritor e jornalista. Iniciou-se profissionalmente no jornalismo no diário A Capital. Pertenceu aos quadros do jornal O Diário e prosseguiu a sua carreira no Diário Económico eValor. Fundou a revista Volta ao Mundo e refundou a Vida Mundial, de que foi director. Esteve também ligado ao gabinete de comunicação do grupo Sporting. Colaborou pontualmente ou colabora ainda com alguns dos mais prestigiados órgãos de comuni-cação social, portugueses e estrangeiros (TSF, RTP e RTP Informação, SIC Notícias, TVI e TVI 24, RDP Antena 1, BBC e Radio France Inter), fazendo comentá-rios sobre a actualidade noticiosa. Publicou os livros Um Rei na Manga de Hitler (romance), Massacre e Resistên-cia em Beirute, O Labirinto da Conspiração, Pagadores de Crises, Noções de Jornalismo, Eu Sou o Jornal e livros de divulgação da história do SCP.

Comentários

Mensagens populares