Política - 2.ª Edição

15,5 x 23 cm ● 672 Págs. ● PVP 31,80 €
Política - 2.ª Edição
Aristóteles
Sobre o livro
Pa, quer na cuidada introdução, dedicada ao leitor especia-lizado ou não, quer mesmo ao nível da riqueza de notação, que a torna próxima de uma edição crítica.
O relativo esquecimento a que a Política foi votada durante mais de duzentos anos (de 322 a.C. a 80 a.C.) é frequentemente explicado por porventura ter ficado sepultada numa cave em Scepsis, juntamente com a biblioteca e obra inédita de Aristóteles. A obra aristo-télica, incluindo a Política, passaria a dominar o pensa-mento medieval, estendendo a sua força e prestígio até aos nossos dias. Tratado essencialmente resultante do ensino oral ministrado pelo seu autor, a Política é cons-tituída por oito livros relativamente independentes, cuja sequência foi, no fundamental, determinada pelo pró-prio Aristóteles, e para cuja leitura se torna necessário nunca perder de vista os traços característicos do seu modo de pensar – a minúcia da observação, a perspectiva comparativa, a filosófica paixão pelo concreto.

Sobre o autor
Aristóteles nasceu em Estagira no ano de 384 a. C.. Seu pai, Nicômaco, foi médico de Amintas III, rei da Macedónia, pai de Filipe II e avô de Alexandre Magno. Dado ao estudo do saber e da filosofia, Aristóteles foi para Atenas quando tinha dezoito anos e aí acompanhou as lições de Platão na Academia durante perto de duas décadas. Dotado de um extraordinário espírito de obser-vação e de invulgar sagacidade, depôs nos seus trabalhos uma clarividência que denota a sua profunda meditação sobre tudo o que da natureza via e observava. Aristóteles foi o primeiro a apresentar, num conjunto coordenado, toda a ciência do seu tempo, erigindo, com os materiais até então esparsos, o magnífico edifício que abrigaria, intelectualmente, a Idade Média, e ainda hoje, pela sua grandiosidade, nos enche de espanto.

Comentários

Mensagens populares